quinta-feira, 23 de julho de 2009

Fatos Histórioc e misticos

Artigos

Itrodução a Leitura

O assunto a seguir não tende definir o que é certo ou errado, pois a verdade não é absoluta e o conhecimento é variável. Tende a cada um buscar sua própria visão perante seu prisma, somos livre para agir e pensar, fazer e atuar. Todo o conteúdo exposto é meramente a exibição da informação contida e pensamentos refletidos. Pois aquele que julga sem saber, só fala sobre o que desconhece. Como tenho meus próprios conceitos e definições sobre as coisas, cabe a cada um definir por si próprio a verdade que o próprio Verbo oculta. Todo conhecimento é velado, depende da percepção.

+ Domenium +

"No primeiro aeon,eu era o Grande Espírito. No segundo aeon,Homens conheceram-me como o Deus Chifrudo, Pangenitor Panphage. No terceiro aeon,Eu era o Nigérrimo,o Diabo No quarto aeon,os Homens não me conheciam,porque eu sou o Escondido. Neste novo aeon,Eu apareço ante a ti como Baphomet o Deus anterior a todos os Deuses,aquele que perdurará até o fim da Terra."

Peter J. Caroll:"Liber Null - Psychonaut"

Baphomet entre os Templários

O Néter, deidade ou Arquétipo de Baphomet possui uma origem extremamente controversa e que remonta à Idade Média (mais precisamente no período das Cruzadas Cristãs).

A Ordem dos Cavaleiros do Templo (Templários),era o braço militar dos países Europeus na Terra Santa ao lado dos Hospitalários (estes notoriamente com menor projeção).E foi justamente entre estes Cruzados da "Palavra de Cristo" é que surgiu o Senhor da Luz e Trevas Baphomet.

Em 13 de Outubro de 1307,está documentado que os Soldados do Rei Filipe da França (o belo) a mando do próprio Papa (naquele período ainda não tinha se Sucedido a laiscização do Estado e por tal religioso e Político fundiam-se em Interesses opressores mutuais) e do Rei Francês, invadiram a Fortaleza dos Templários e levaram sob custódia seu Grão-Mestre Jacques de Molay e Grande Parte dos cavaleiros como prisioneiros sob a acusação de veneração do Demônio sob a forma de um ícone chamado Baphomet.

Jacques de Molay

A veracidade do facto dos Templários venerarem realmente o Demônio sob a imagem de Baphomet é extremamente questionável e incerta.É sabido que desde a criação da Ordem na Primeira Cruzada (em torno de 1095),estes ganharam enorme poder militar, pecuniário e político.

Seu poder militar veio graças a criação de um sistema de treinamento severo de seus cavaleiros, aprimoramento de práticas beligerantes antigas, sistema de ingerência rígido e uso de armas de qualidade superior a vista em muitos exércitos.

O poder pecuniário adveio graças a pilhagem de inúmeros bens dos muçulmanos. Com a invasão de suas fortalezas e cidades, controle de rotas por onde Passavam caravanas de comerciantes islâmicos.

Sendo uma época baseada num sistema onde o acúmulo de Terras (estas em Teoria no nome da Igreja) era sinônimo de poder,os templários ganharam enorme influência política pelo gerenciamento de inúmeras fortalezas na Palestina e outras Regiões. Assim como detinham grande parte da massa cristã ao seu lado pelas conquistas e por serem tidos como o "Exército de Jeová na Terra"',o que deu-lhes influência enorme.

Por estes fatores, o Papa Clemêncio (ou Clemens como era conhecido) temeu o poder enorme adquirido pelos Templários e que estes pudessem influenciar desfavoravelmente a "Balança de Poder" caso decidissem adquirir independência plena do augúrio papal. Destarte começou este,a instigar Os Reis contra os templários.Mas instigar a Nobreza contra a Ordem não seria nem de longe suficiente para conseguir uma campanha absolutamente bem-sucedida contra os Cavaleiros do Templo. Ainda era preciso o consentimento do Povo a partir do descrédito da Ordem perante os moldes Crististas fortíssimos da Época.

Calcula-se que desta forma foram muito bem plantados boatos e falsas provas de que os Templários veneravam um demônio de nome Baphomet e que por tal deveriam ser eliminados em nome de Deus.

Nesta versão ,chegamos a conclusão de que Baphomet foi na realidade uma Deidade inventada pela Igreja (como tantas outras o foram no período da Inquisição) para desmerecer e eliminar os Templários.

Contudo,existem correntes de Historiadores,Arqueólogos e Estudantes do Oculto que afirmam veementemente que realmente os templários teriam cultuado uma entidade de nome Baphomet. E que tal entidade seria em realidade um Fusionismo do conceito cristão Religioso de Yeshua (Jesus) e Mohammed (uma Figura muitíssimo cultuada na antiga Terra dos Muçulmanos).Tal sincretismo deu-se sem uma percepção consciente por parte dos Templários segundo estes estudiosos.Todavia esta Entidade cultuada não teria nenhuma correlação com o Diabo ou a Egrégora Infernal,e que tal culto foi apenas um estopim utilizado pela Igreja para caçar os Templários.

Como suporte da teoria de que Baphomet era realmente cultuado pelos Templários os estudiosos valem-se de um diário dito pertencente à Jacques de Molay (último Grão Mestre da Ordem) onde este registra minuciosamente Magias, Rituais e Liturgias envolvendo tal figura. Assim, como também graças a uma estátua, contida em um cofre,exumada de ruínas de uma antiga Fortaleza Dos templários no Oriente (tal petardo apresentou-se muito bem selado dentro do cofre. Esta estátua apresentou-se como uma figura baphomética análoga dos pontos de vista do Bode de Mendes e ao andrógino do alquimista Khunrath. Esta Figura era barbuda,corpo inteiramente feminino,em uma de suas mãos Portava o Sol e na outra a Lua, ambos astros atados por correntes. A imagem segundo os arqueólogos apresentavam conceitos considerados obscenos e,quiçá,diabólicos para época medieval).

Bem, todavia poderíamos considerar que tal diário e tal estátua foram falsas provas inseridas no Templo Templário por agentes do Papa para acusar falsamente os templários e dar suporte à sua Teoria Inventada de Culto ao Demônio.

Pois bem,sendo realidade o culto de Baphomet ou não por parte dos templários,esta Deidade reinterpretada por Alquimistas (como Eliphas Lévi), cultuada por Seitas Gnósticas (surgidas, principalmente,a partir do século XV), temida por uma massa medieval que acreditava em qualquer disparate papal e,mais recentemente, ressuscitada por Satanistas Contemporâneos (ligados a filosofia de La Vey) já ganhou Força mais do que Suficiente para Existir.Sim,existir como Egrégora,como Força Energética Influente em processos de Magick e impressa na Luz Astral graças ao Inconsciente Coletivo.

Baphomet Alquímico

"Se as criaturas humanas tentassem alcançar a auto-perfeição ao invés de tentar salvar mundos, e se esforçassem pela liberdade interna ao invés de se esforçarem para libertar o mundo - o quanto teria sido feito pela verdadeira libertação da humanidade!"

Autor Desconhecido

A figura de Baphomet foi ressuscitada e reinterpretada para o vulgo,de uma maneira geral,no século passado por Eliphas Lévi (Alphonse Louis Constant) sob uma ótica alquímica. Quaisquer associações com o conceito maniqueísta cristão de Mal foram abolidas e Baphomet ressurge como um Grande Arcano Mágico de Iniciação.Tal criatura ganhou o status de demiurgo,um reflexo de como deve ser o ser iluminado que atingiu à Grande Obra em sua plenitude (converteu com sucesso Chumbo em Ouro).

Por ser considerado um Demiurgo e Iniciador, este Logos(Baphomet) foi associado por alquimistas,gnósticos e maçons ulteriores e anteriores a Eliphas Lévi (e pelo próprio mas com uma argumentação mais implícita),a Jesus Cristo.Yeshua para alguns alquimistas é um Iniciador,aquele que traz o Verbo Divino e torna-o Humanizado,e que por sua vez também Diviniza o Verbo Humano.Desta forma, Baphomet seria a Imagem projetada deste conceito cristológico transformador,e portanto o próprio Jesus Cristo em sua magnificência.

Segundo a geometria-cabalística o nome de Baphomet deve ser pronunciado no sentido inverso,e é composto por três abreviaturas:TEM OHP AB.Tal abreviatura quer dizer respectivamente:Templi omnium hominum pacis abbas ("Pai do Templo - Paz Universal dos Homens").

A figura acima é uma reprodução minimizada do desenho elaborado por Eliphas Lévi de Baphomet. Este apresenta enorme simbolismo e riqueza em detalhes,detalhes estes pormenorizados nos subseqüentes parágrafos.

A Tocha contida entre seus dois cornos representa a Inteligência Equilibradora do Ternário.Assim,como pode representar o Azoth do ser plenamente aceso e fulgurante,projetando-se para o Alto (atingindo assim os Céus ou às Cabalísticas Séfiras Supernas).

Tal tocha simbólica também é a representação da Alma elevada sobre a Matéria,embora presa à própria Matéria como as flamas estão presas a tocha.

Sendo a Tocha,localizada entre os Cornos representando a Inteligência Equilibradora do Ternário,a Pomba Mercurial.

Os Cornos representam a Dualidade Equilibrada em parcelas iguais,opostos contidos no mesmo ser. Da mesma forma,que pode representar o aspecto mais animalesco Humano.

Em sua testa reside o Símbolo do Pentagrama,o Símbolo do Microcosmo (evidência de que este ser encontra-se contido em nosso Interno e não Impessoalmente no Externo).Assim,como o Pentagrama representa o Domínio do Espírito sobre todas os Elementos (estes representados pelas outras pontas do Pentagrama) e a Elevação Espiritual em sua Forma mais sublime (evidência de que Baphomet é um Arcano Mágico e de Natureza Transcendental-Espiritual segundo a ótica alquímica).

Tendo sido colocado abaixo da Tocha,este Pentagrama dá contornos de Revelação Divina à mesma.

Sua cabeça sintética de Bode ,comporta também traços do Cão,Touro e Asno.O Asno representam a responsabilidade da Matéria apenas.O Cão é uma manifestação de Hermanubis(Deus Cão Egípcio) que representa o Mercúrio dos Sábios,o Fluido,o Ar e a Água sob uma só forma.Touro é uma manifestação de Apep(Deus Touro Egípcio)e que representa a Terra,o Sal dos Filósofos.Por fim,o Bode representa uma fusão de conceitos místicos Egípcios e Hindus,e representa o Fogo,Símbolo da Geração e o Enxofre dos Alquimistas.

É interessante notar a Formação do Y Alquímico (Sal,Enxofre e Mercúrio)através do Touro,Bode e Cão respectivamente e que este encarcera-se na Matéria(representação do Asno).

Este com suas mãos demonstra o perfectamente o postulado de Hermes Trismegistus ("Aquilo que está Acima é como aquilo que está Abaixo"),pois aponta com uma para o Alto e com outra para Baixo.

Em uma das mãos este Evidencia o Poder do Binário(a que aponta parta o Alto),e na outra este Binário manifestado através do Perfecto Ternário(a que aponta para Baixo).

As mãos são Humanas para representar à Santidade do Trabalho empreendido por este.

Acima de uma de suas mãos (a que aponta para o Alto),vê-se à Lua branca de Chesed,o poder da Misericórdia.Abaixo da outra mão vê-se à Lua Negra de Gedulah,o poder da Justiça.Signo este que expressa o acordo perfecto de Justiça com Misericórdia,criando assim a Justiça Misericordiosa.

A presença da Lua Negra e da Lua Branca representa também o equilíbrio perfecto entre Luz e Trevas no Ser.


Eliphas Levi 1864

Nos antebraços encontram-se escrito dois vocábulos: Solve e Coagula (respectivamente no antebraço do membro que aponta para o Alto e no antebraço do que aponta para Baixo).Estas frases são da autoria do alquimista Khunrath (Eliphas Lévi era grande admirador do maravilhoso trabalho do mesmo).Estas frases exprimem que aquele que porta Baphomet Manifestado dentro de si,deve saber Coagular(Reter,Passivo,Yin,Negativo,Feminino) e Solver (Movimentar,
Ativo, Yang, Positivo, Masculino), conter assim ambas as características.

O Corpo deste apresenta-se como o Andrógino de Khunrath mas adicionado de elementos animais (dando-o aspecto antropozoomórfico). A característica de Androgenia é para evidenciar que tal Figura possui Hadit e Nuit dentro de si,sendo o próprio Ra-Hoor-Khuit e portanto contendo elementos Masculinos e Femininos. Os aspectos zoomórficos dão a este uma analogia que ligue-o à Matéria e ao lado Humano Mais Bestial Equilibrado com o Divino (representado pela porção Humana deste pois para os Alquimistas a Forma de Deus é como a Forma Humana - "E pois Deus criou o Homem sua Imagem e Semelhança.."- Gênesis Capítulo I,Versículo 27).

O par de seios femininos também podem representar os Signos redentores da Maternidade e do Trabalho quando realizados no Plano da Grande Obra.Da mesma sorte que em comunhão com os braços Representam a Humanidade-Divinizada de tal ser.

O caduceu na sua região pélvica-peitoral representa o Equilíbrio Pleno dos Opostos (Trevas e Luz) dentro deste.

Sendo que este Símbolo de Hermes pode representar o o Poder Hermético contido nele.Assim como a projeção dos Mistérios da Geração Universal.

O Semicírculo,que deve ser de coloração azulácea,representa à sua Nuit perfectamente anexada a este.

Seu ventre apresenta-se coberto de escamas verdes,como um símbolo da Natureza Passiva e adaptadora dele (similar ao Conceito de Água para os Taoistas).

Este apresenta um par e Asas Negras,que pode ser uma conexão entre este e Lúcifer (que para os cabalistas e alquimistas não possui quaisquer relações com a figura de Satã;sendo muito mais um Símbolo de Luz e Inteligência Primordial podendo ser correlato também até ao Nazareno segundo atestam).

Da mesma sorte que acima das escamas pronunciam-se penas de diversas colorações.Tais penas são potencializações do Elemento Ar-Volátil contido neste.

Este panteu deve ter por assento um Cubo e por estrado deve possuir uma única Esfera,seja uma esfera e um escabelo triangular(para não tornar o desenho complexo em demasia estes pormenores foram retirados).O Cubo representa o Sal ou Pedra Filosofal sobre ao qual toda esta Imagem se abanca.A Esfera representa a potencialização deste conceito de Quadradura do Círculo.O escabelo triangular representa a potencialização do sentido de Elevação-Transcendental de tal Figura(o triângulo é Como o Fogo Ativo que Eleva o Espírito e um Poder Mágico).

Como último comento é interessante notar que tal figura certamente contém todos os Cinco Elementos em si como uma Representação Fiel do Equilíbrio (Fogo,Água,Terra,Ar,Espírito).

Baphomet - O Louco Transmutado e Ilusão Destruída

"Aqueles que sempre procuram por mim devem alquebrar-se para desta forma me encontrarem;assim eles irão me encontrar e olhar-me nos olhos - e então eles irão descobrir ninguém mais que eles mesmos!"

AKRON: "Roaming of the Universe"

Segundo Mestre Therion Baphomet pode ser entendido como a Criação e resumido pelas duas Letras Hebraicas de Hain e Schin.

Ambas as Letras de antemão muito já dizem sobre o conceito de tal figura:

Hain é Forçar,quando lhe apraz,a Natureza a revelar-se.

Shin é possuir o segredo das riquezas ,transmutar Chumbo em Ouro; ser sempre o amo e não o escravo.Saber extrair o gozo mesmo da pobreza e não cair jamais,nem na abjeção e nem na miséria.

Por fim, chega-se a conclusão de que Baphomet,é aquele que permite-o atingir a Pedra Filosofal,aquele que revela sua Verdadeira Natureza e Eu Supremo à ti de forma Incendiária como o Fogo num Cerrado.

Baphomet é aquele que o Deifica e o põem no Manto Negro dos Céus como uma Constelação,como Um Deus dando-te a Emancipação Plena de todos os Grilhões da Efemeridade Humana permitindo-te atingir o Êxtase Supremo no Sol que Sempre Arde em L.L.L.L.L.(Love,Law, Life,Light, Liberty).

Colocando tais letras hebraicas no ROTA,encontra-se a Torre(Hain) e o Louco(Schin).

A Torre é o "céu da Lua, alterações,subversões, transformações,fraquezas". A Torre de Babel fulminada pelo Raio da Verdade. Representa a Queda da Torre de Ilusões e Confusões anteriores,a Morte de Choronzon para o Encontro da Verdadeira Vontade oculta antes no "tenebrae" da Torre. Quando todas as fraquezas caem e o sofrimento vêm. Mas após a dor da queda da antiga fortaleza vem a simplicidade de um Mundo Sem Paredes Ilusórias. É o bradar perante os Raios de Thor: "Eu destruo!" É o Dragão de Fogo de Yang que tudo destrói com seu vulcânico hálito complementado pela Imagem da árvore atingida pelo Raio e pelo Fogo de Yin que são vaticínios da Renovação pela Destruição.

O Louco é o Novo Começo. Aquele que traz no saco às suas Costas todas as experiências anteriores,desejos desconsideráveis e toda sorte de misérias apenas como algo relegado ao passado e que ensinou-o algo, e foram catalisadores de alguma maneira,da Transformação Verdadeira de Chumbo em Ouro. É o Novo caminhar na Estrada plena do Tao (A Estrada sem Forma). Todo Caos reprimido se vai,e por fim acha-se o Sagrado Guia-Espírito Universal e brada-se:"Eu me torno!"É feita a União com o Todo e o tornar-se Deus(vai-se a mera Treva e Luz dicotômica,vê-se apenas o Cinza) pela Auto-Redenção e Auto-Iniciação.

A Torre é a fachada que usamos para esconder o Diabo (Baphomet) que espera pelo Louco na Escuridão do Útero que antecede o Nascer. O Louco ao encontrar o Diabo se transforma e torna-se Real,dando as mãos a este e fundindo-se a tal,enquanto a Antiga Torre da Ilusão se desfaz e o Louco-Diabo toma o Mundo Liberto de si.

"Nem todo segredo é revelado diante do conhecimento, nem todos que não conseguem ver são cegos"

Domenium

Nenhum comentário:

Postar um comentário